O livro “Cobaia 09” é uma reflexão sobre desigualdade de gênero a partir da sensibilidade empática de uma bartender.
Lançado pela Caravana Grupo Editorial, apresento um livro sobre saúde mental e a importância dos laços afetivos para uma mulher lutando por sobrevivência.
Estela é uma bartender talentosa que faz drinques capazes de oferecer exatamente o que o cliente precisa no momento. Mas esse excesso de empatia cobra um alto preço para a garota, que é sensível como ninguém às emoções alheias.
Uma bartender especial
Trabalhando no Sensitive Bar, Estela não apenas oferece drinques personalizados para seus clientes, como desfaz simbolicamente a barreira de seu balcão ao se envolver profundamente nos conflitos e sentimentos de quem está do outro lado. Seja ao evitar que um conhecido tire a própria vida ou para encantar involuntariamente uma jornalista curiosa e experiente, Estela usa “poder”, mas não passa ilesa por ele.
A capacidade de “absorver” os anseios e preocupações ao seu redor gera um desgaste constante do emocional de Estela, que como boa bartender misteriosa, teme em compartilhar muito da sua vida com outras pessoas. A exceção a esse comportamento recluso é a amizade com Marcos, dono do bar, que a socorre em momentos de vulnerabilidade, e a gatinha Lilith, a Lili, companheira felina da protagonista.
Esse ambiente de oscilação emocional é ainda mais abalado quando dois personagens totalmente opostos cruzam o caminho da bartender. De um lado, Cecília, uma jornalista em ascensão que é atraída ao balcão de Estela em um momento de celebração, mas termina por se envolver profundamente com a vida da reservada bartender.
Do outro lado, está o principal antagonista de Estela, um médico rico e autocentrado que, por trás de sua carreira bem-sucedida, esconde um vazio emocional e uma incapacidade de se sensibilizar com qualquer pessoa que não seja um caminho para alcançar seus objetivos. Mas esse abismo sentimental não impede a ambição do médico em alimentar seus próprios vícios. Faço uma alusão aos vampiros clássicos das histórias góticas, em "Cobaia 09", as vítimas não são acorrentadas em calabouços, mas em um laboratório, versão high tech do castelo medieval, onde um médico psicopata realiza um experimento macabro que o leva a drenar emocionalmente outras pessoas.
O encontro desses personagens leva o leitor por uma viagem
pela perversidade do patriarcado que empodera os homens a enxergar as mulheres
apenas como objetos utilitários para a satisfação de seus desejos. O apoio na
amizade de Marcos e o fortalecimento pelo amor de Cecília serão suficientes
para que Estela possa sobreviver?
“Somos feitos das experiências que vivenciamos
ao longo da vida. (...) Tem um quê de sabores inusitados, de mística, de
criação e o toque único da mixologia: a arte de criar sabores a partir de uma
mistura alcoólica, de cores, texturas e gostos que tornam cada receita única.
Nossas memórias e sensações podem, no meu ponto de vista, ser traduzidas em um
gole, uma textura ou um aroma.”
Stephanie Marinkovic bartender e mixologista que inspirou a história, no texto de orelha do livro
Confira um trecho do livro:“Estela fazia malabarismos com os inúmeros ingredientes e garrafas, organizados no balcão do bar e nas prateleiras ao fundo. Destreza de quem desenvolveu paladar e olfato apurados. Concebia e misturava elementos variados para criar sabores inebriantes. A habilidade cativava os clientes como o público em um show. Para além dos truques, o que fazia diferença era a mágica da artista. Estela olhava dentro dos olhos da pessoa e sua intuição fervilhava: enxergava anseios, medos e desejos. Podia-se sentir o calor brotando do seu corpo, um brilho invisível. Estela ficava quase etérea, espectral, então respirava fundo e fazia a bebida perfeita. Quem provava a delícia líquida sentia emoções distintas e únicas. Era o reconhecimento de lembranças, sentimentos ou mesmo histórias esquecidas em algum ponto do inconsciente. Toda taça vinha carregada de sensações fortes e pessoais. Se o Sensitive Bar tinha uma alma, era a bartender Estela.”
Adquira “Cobaia 09” pelo site da Caravana
Grupo Editorial:
Clique aqui para adquirir o livro "Cobaia 09"
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim!