PIRATARIA AUTORIZADA (2006) - COMO A PIRATARIA NOS SALVOU DA FALÊNCIA


DVD - DO ARCO DAS VELHAS - 2006
Em 2006, as Velhas estavam completando 20 anos de estrada e eu estava no auge... no auge do desespero. Não parava de me perguntar: “20 anos de banda e não tenho grana pra fazer um DVD, como fui foder tudo desse jeito?”. Os acordos ruins e outras decisões duvidosas tinham colocado a Gabaju Records numa situação precária. Não só a gravadora sofria, eu sofria e a banda colhia os frutos amargos.
Não havia tempo pra ficar deprimido. A gravadora estava indo mal, as relações dentro da banda estavam estranhas, precisava pensar e tomar algumas atitudes imediatas pra me tirar e tirar a banda daquele buraco. Nós precisavamos de caixa e novos produtos. Não tive duvida nem vergonha em apelar. Montei um DVD comemorativo com todas as coisas que eu tinha na mão, desde clips e making offs até trechos de shows que não foram lançados. Lembrando que isso tudo é antes do Youtube ser o que é hoje.
O DVD, que era uma concha de retalhos, chamou-se “DO ARCO DAS VELHAS 1986-2006” e abria uma série de produtos numa linha intitulada “PIRATARIA AUTORIZADA VELHAS VIRGENS”. Com esses produtos caça-níquel debaixo do braço, sai vendendo de todas as formas imagináveis e consegui, a muito custo, começar a ter um caixa de novo.
Depois do enorme fracasso financeiro do CUBANAJARRA em 2005, a Gabaju chegava ao final de 2006 vendo uma luz no final do túnel. Era um momento muito bom pra se ganhar dinheiro com música e eu desperdicei a oportunidade, por ingenuidade, falta de capacidade de negociação, falta de experiência em tratar negócio como negócio e não como amizade. Uma sucessão de erros que eu havia prometido a mim mesmo que não cometeria novamente.
A verdade é que os produtos “PIRATARIA AUTORIZADA” salvaram a gente por um tempo, venderam bem e hoje estão esgotados. Minha ideia é colocar tudo no Youtube assim que sobrar um tempo nessa vida louca. Vamos à coleção, logo depois "Do Arco das Velhas" vieram:
O “PIRATARIA AUTORIZADA VOL 1” tinha um DVDr (Velhas Virgens – Ao vivo em Salvador) com o show do festival de Verão de Salvador. Esse show foi em 2003 e tive que dar um jeito de pegar a master da rede de TV que transmitia o show. Foi uma operação de guerra. Um conhecido dentro da TV que fez uma cópia pra gente mediante um pequeno abono. Foi um suborno, admito, mas não me arrependo.  O CDr (Velhas Virgens – 20 anos, porra!) era a gravação em LR de um show que fizemos uma única vez para comemorar os 20 anos de banda.



Vendeu bem pra caralho e dessa vez eu não tinha me comprometido com nenhuma distribuidora. Eu fazia tudo dentro de um planejamento visando fazer uma grana mesmo!
Por conta do sucesso do primeiro, lançamos o “PIRATARIA AUTORIAZADA VOLUME 2”. O DVDr (Velhas Virgens e Desligadas) tinha um show acústico que gravamos em 2006 na Zona Norte de São Paulo e o CDr (Velhas Virgens e Ligadas) a gravação de um show em comemoração ao nascimento de Ygor Paiva, segundo filho do nosso baixista Tuca.


Todos tinham um logo com a caveirinha bacana criada para a coleção pela Ju Vechi.  
Nossos fãs gostaram da ideia: “A gente pirateando a gente mesmo” e nos ajudaram muito nessa época. A coleção se esgotou rapidamente, inclusive as camisetas e outros produtos que fizemos.
Tudo isso nos deu o caixa necessário para montar a estrutura da gravação do nosso CD de 21 anos em 2007. Mas essa é tema da próxima história.

Comentários

  1. Gosto cadê vez mais da velhas lendo essas histórias, sinto uma cumplicidade nisso... Um dia espero dividir uma Bira com vocês.

    ResponderExcluir
  2. Sempre divertidas e educativas essas histórias de bastidores!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, fiquei contente demais em saber dessa história! Velhas ficou marcado pra mim, pois eu ajudei nesse acontecimento do festival de verão em 2003. Eu liguei para várias pessoas aqui em Salvador até descobrir quem era a mulher responsável pelas atrações. Quando falei com ela, perguntei se ela já havia chamado as Velhas, ela disse que nem conhecia. Eu peguei no site o telefone do produtor e passei pra ela. Liguei para o produtor e avisei que a mulher iria ligar. Só sei que eles se encontraram em São Paulo e o show aconteceu. Infelizmente eu não pude ir ao show, pois estava trabalhando embarcado no RN... Parabéns Velhas, vocês são foda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas